A Comissão de Saúde foi estabelecida por Ir. Barbara Staley MSC, ex-Superiora Geral das Irmãs Missionárias do Sagrado Coração de Jesus, como resultado direto da reflexão e do discernimento das Irmãs Missionárias e dos colegas leigos no XV Capítulo Geral das MSCs realizado em São Paulo, Brasil (2014).

Objetivos da Comissão de Saúde

O Capítulo decidiu explorar novas formas de governança, e a Comissão de Saúde Global Cabrini é um exemplo. Os objetivos da Comissão são:

  • Aconselhar a Superiora Geral a respeito da extensão em que as missões de saúde de Cabrini refletem o carisma de Cabrini, os modelos contemporâneos de prestação de serviços sociais e de saúde, e a direção estratégica de Cabrini decorrente das resoluções do XV Capítulo Geral;
  • Avaliar o desempenho e fornecer apoio às missões de saúde existentes em todo o mundo;
  • Assegurar que o foco de todas as missões de saúde Cabrini seja a missão de cura de Jesus, com a entrega de serviços de saúde holísticos e uma atenção especial aos vulneráveis e necessitados.

Reuniões Internacionais de Saúde

A Comissão de Saúde realizou sua primeira reunião em maio de 2017, em Roma.
Com o generoso apoio da Cabrini Australia, a Comissão patrocinou sua primeira reunião em Melbourne, em agosto de 2018.

Representantes de organizações de serviços de saúde da Cabrini na Argentina, Austrália, Etiópia, Eswatini e Guatemala participaram da reunião de dois dias, bem como de workshops e treinamentos com colegas da Cabrini Australia antes e depois da reunião. Representantes indígenas australianos do extremo norte da Austrália (Apunipima) e colegas de Papua Nova Guiné também participaram da reunião.

Em junho de 2023, a Superiora Geral das MSC, Irmã Maria Eliane Azevedo da Silva, nomeou os novos membros da Cabrini Global Health Commission.

  • Ir. Maria Conceptión Vallecillo MSC
  • Ir. Hanna Dima Beyene MSC
  • Prof. Mario Raviglione
  • Prof. Ariel Pablos Mendez
  • Sra. Sue Williams
  • Prof. Matt Sabin
  • Sra. Nicole Rose Nieman
  • Ir. Patricia Argentina Godoy MSC

Eventos

Busisiwe Dlamini (Cabrini) e Clara Fappani (Universidade de Milão) durante o treinamento no Laboratório São Felipe.   

Time to engage in Global Health
Conferência 21 de setembro de 2023 na Universidade La Statale de Milão, Departamento de Ciências Biomédicas para a Saúde

Durante a conferência, foi apresentado um projeto piloto em eSwatini (antiga Suazilândia), o país do mundo com a maior incidência e mortalidade por câncer cervical causado por infecção crônica por papilomavírus humano (HPV). A partir deste ano, um projeto para uma modalidade inovadora de triagem para HPV e câncer cervical, liderado pelo laboratório dirigido por Elisabetta Tanzi, coordenadora científica do CRC EpiSoMI - Epidemiologia e Vigilância Molecular de Infecções, foi lançado na clínica St. Philip's, administrada pela organização Cabrini Ministries Swaziland (CMS), graças também à colaboração com a Universidade Estadual de Milão, para tratar de um "grande assassino" de mulheres na África. O projeto será apresentado com testemunhos de estudantes e pesquisadores da Statale e da St Philip's Mission que estão colaborando ativamente em sua implementação: Simone Villa, pesquisadora, Clara Fappani, estudante de doutorado, Thavisha Gunaratne, estudante, Tengetile Motsa, enfermeira do CMS, e Bongani Nhleko, técnico de laboratório.

Assista ao vídeo da conferência neste link: https://video.unimi.it/embedvideo/?mid=2001

A voz da Comissão de Saúde Global da Cabrini

Membros da Comissão de Saúde Global da Cabrini