A Superiora Geral busca promover tanto a resposta fiel das irmãs quanto a do Instituto ao plano de amor do Senhor.

Lembrando-se do desejo de Madre Cabrini de que a Superiora Geral seja uma "luz que guia e está amorosamente presente" para as irmãs, ela busca a direção que o Senhor deseja para o Instituto e para as irmãs individualmente, colaborando com os membros do Conselho Geral em um discernimento orante.

Durante o Capítulo Geral realizado em Roma de 26 de junho a 22 de julho de 2022, foi eleito o novo Conselho Geral das Irmãs Missionárias do Sagrado Coração de Jesus.

O Conselho Geral eleito em julho, durante o 16º Capítulo Geral, está em Roma pronto para trabalhar junto para a missão global do Instituto dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus.

Ir. Maria Eliane Azevedo da Silva

Superiora Geral MSC

Nasceu em 20 de maio de 1960, na cidade de Serranos, estado de Minas Gerais, Brasil. Fez o curso normal, formação de professores, em escola particular católica, na cidade do Rio de Janeiro. Trabalhou como professora primária na mesma escola antes da sua opção pela vida religiosa. Entrou para o Instituto das Missionárias do Sagrado Coração de Jesus, como aspirante em 13 de janeiro de 1982, na cidade de Vassouras, estado do Rio de Janeiro, Brasil. Celebrou os seus votos perpétuos em 05 de dezembro de 1992, na cidade de Rio Pomba, estado de Minas Gerais. Possui graduação em Pedagogia, pós-graduação em Administração Escolar, graduação em Psicologia, mestrado (Mestre) em Ciências da Religião. Teve atuação apostólica em catequese, pastoral juvenil e vocacional, professora de Ensino Religioso, pastoral escolar e formação de professores, assessoria na Conferência dos Religiosos em São Paulo e para escolas católicas, atendimento em clínica psicológica, direção administrativa e pedagógica, planejamento estratégico, direção geral da rede de escolas cabrinianas no Brasil, conselheira e secretaria provincial, superiora provincial e presidente da Associação Madre Cabrini. 

Hoje, o seu compromisso é servir e amar para a COMUNHÃO GLOBAL entre as Irmãs e os leigos corresponsáveis na missão cabriniana. Segue comprometida, com fidelidade ao carisma de Madre Cabrini na Igreja e na Sociedade, com o processo de implementação dos mandatos capitulares nos próximos seis anos, tudo fazendo para a maior glória de Deus e o bem da humanidade. 

Ir. Stella Maris Elena

Nasceu em 21 de julho de 1950 em Rosário, Província de Santa Fé, República Argentina, e entrou no Instituto no dia 7 de março de 1990.
Formação: Professora Normal Nacional, Catequista de Crianças, Adolescentes e Jovens, Psicopedagogia e Ciências Religiosas. Missões desempenhadas: Professora durante vinte anos no Colégio "Madre Cabrini" (Rosário); Diretora e Representante Legal dos diferentes Centros Educativos da Argentina (exceto o Colégio "Sagrado Corazón" Mercedes (San Luis); Superiora Regional (três períodos); Assistente Geral para a Argentina, Brasil e Paraguai; Ecônoma Geral (seis anos).

Seu compromisso durante todos os anos desde a sua consagração ao Instituto foi e continua sendo o de abraçar o espírito de Madre Cabrini e trabalhar para fortalecer o CARISMA, segundo os seus conselhos. Ir. Stella Maris acredita que é precisamente o CARISMA que unifica (ou globaliza), e a atitude de serviço, de escuta e de disponibilidade para com todas e cada uma das irmãs, é o caminho para alcançar este objetivo. Como membro do Conselho Geral, ela sente e continua a sentir a obrigação, como diz Madre Cabrini, de centrar o seu trabalho interior na detecção das necessidades espirituais e materiais de cada comunidade e de cada Irmã em particular para, com a ajuda do Coração de Jesus, com toda a caridade possível, ir ao encontro dessas necessidades. Seu compromisso é também, a partir da sua experiência na administração anterior, levar ao Conselho Geral tudo o que for possível para que o Instituto possa servir a Igreja com as suas Missões, contribuir para a salvação das almas e dar glória a Deus em cada atividade. Pessoalmente, ela crê que o revigoramento do CARISMA é mais urgente do que qualquer formalismo, desde a pastoral vocacional, a formação inicial e permanente, a atenção e a valorização das irmãs idosas, fonte da qual se deve beber o espírito cabriniano.

Ir. Gilda Mercedes Mendoza Argueta

Suor Gilda Mercedes Mendoza Argueta, nasceu na Cidade da Guatemala, em 9 de agosto de 1953. Era a mais velha de três filhos, e seus genitores, Daniel Mendoza Bran e Alicia Argueta, formaram seus filhos com valores humanos, morais e cristãos. Em 23 de dezembro de 1973, aos 20 anos de idade, Gilda Mercedes abandonou sua família e sua pátria para iniciar uma experiência vocacional na comunidade religiosa de Diriamba e no bairro de Ducualí, em Manágua, onde sucessivamente foi admitida como postulante em 31 de julho de 1974. Em 4 de janeiro de 1975, iniciou o noviciado na Guatemala e, em 8 de setembro de 1977, fez sua primeira profissão religiosa. Ela, Irmã Gilda, foi transferida até 1979. Em 1980, foi transferida para a Comunidade da Sagrada Família no bairro Ducualí de Manágua, onde permaneceu até 1983. Em 1984, foi transferido para a comunidade de Diriamba, de onde partiu por um período de 9 meses para a Itália e para a Espanha, com o objetivo de se preparar para a Profissão Perpétua, que aconteceu em 8 de dezembro de 1985, na Guatemala. Tornada propriedade da comunidade de Diriamba, foi transferida até 2007, para depois ser transferida novamente para a comunidade de Ducualí (Manágua), onde permaneceu de 2008 a março de 2019. Sucessivamente, passou um ano sabático com períodos de trascorsi na Guatemala, na Itália e nos Estados Unidos. 

Em 2020 e 2021 esteve empenhada em missões itinerantes nas comunidades da Guatemala, Nicarágua e México. Em dezembro de 2021, foi transferida para a Província Mater Gratiae para fazer parte da comunidade do Centro de Espiritualidade em Codogno - Itália.

Formação: Ir. Gilda Mercedes completou seus estudos como professora primária e secundária, e professora universitária com licenciatura em Ciências da Educação com especialização em Pedagogia.

 Missão na área pastoral: Coordenação das Comunidades Eclesiais de Base; Formação Cristã; Catequese; Pastoral Juvenil e Vocacional.

 Missão na área educativa: Professora no ensino básico e secundário; Secretária, professora em Didática / Subdiretora / Diretora no ensino básico e secundário.

 Missão de animação na região: Superiora da Comunidade; Ecônoma da Comunidade e da Região; Conselheira e Secretária Regional; Superiora Regional.

O seu empenho para fazer do Instituto uma Comunidade Global será o de fazer um grande esforço para colaborar e reforçar a comunicação, os laços de comunhão, a fraternidade e a proximidade entre todas as irmãs e leigos. Como disse a Superiora Geral Ir. Maria Eliane, “colaborar para caminhar rumo a uma comunidade global.”

Ir. Patricia Argentina Godoy

Nasceu em 18 de junho de 1978, numa pequena cidade chamada Cruz del Eje, na província de Córdoba, Argentina, numa família católica, cujos pais vivem uma profunda fé em Deus, sendo ela a primeira filha de cinco irmãos. Desde a sua adolescência participou ativamente na paróquia de Nossa Senhora do Carmo. Entrou para as Missionárias do Sagrado Coração de Jesus em março de 2000, após dois anos de acompanhamento e discernimento vocacional com a Irmã Marta Maria. Começou sua experiência na comunidade das Irmãs Idosas em Buenos Aires e depois de um ano foi para a casa de formação de Nossa Senhora de Lujan também em Buenos Aires. Durante este tempo, estudou teologia e, juntamente com outras jovens, viveu um frutuoso tempo de postulantado.  

No início de 2003, viajaram para Roma para iniciar uma outra etapa importante da formação, o noviciado. Eram um grupo de 6 irmãs e, juntamente com as Irmãs Annita, Suany e Juanita, se dispuseram totalmente ao Coração de Jesus na vocação missionária. Como noviça, Ir. Patricia teve a oportunidade de fazer a sua experiência apostólica no Centro de Ação e Migração em Ragusa, não deixando de aprender o que significa ser consoladora, reconhecendo as duras realidades da vida e sendo testemunha nos momentos difíceis da vida, trazendo a experiência de que ambos podem ser fortalecidos e mais próximos de Cristo. Em 2005, as Missionárias do Sagrado Coração de Jesus celebraram os primeiros 125 anos da sua fundação e Ir. Patrícia e suas companheiras tiveram a graça de professar os Primeiros Votos em Codogno. 

No final de 2005, regressou à Argentina e a sua primeira missão como Juniora foi no Colégio Cabrini em Villa Amelia - Buenos Aires, onde sentiu-se cheia de alegria e gratidão ao recordar cada dia vivido naquela missão! Foi um tempo de trabalho árduo e contínuo com a certeza de que tudo era para o Coração de Jesus e o bem das crianças e famílias desta missão. Mais tarde, em 2009, Ir. Patrícia começou a fazer parte do Colégio Madre Cabrini em Rosário, outra missão maravilhosa partilhada com irmãs e leigos que se alimentam do Carisma Cabriniano traduzido em infinita alegria e amor.

Em meados de 2012, viajou novamente para Roma para estudar; quatro anos de muito trabalho pessoal, crescimento e mudança. No meio deste tempo vieram os Votos Perpétuos no dia 26 de setembro de 2015 em Rosário. Junto com sua família, suas queridas irmãs e amigos, celebraram a infinita misericórdia de Jesus que chama e ama eternamente.

Desde meados de 2016 até agora, sua principal missão é a formação, acompanhando junto com outras irmãs e formadores a vida sagrada e amada das irmãs e candidatos na Região do Espírito Santo. Ir. Patrícia passou muito tempo entre a Etiópia e Londres e aprendeu muito na Escola Primária Francisca Cabrini. Juntamente com outros alemães, também participou de uma campanha para promover os jovens nos programas da Terceira Idade em Addis Abeba e Roma. 

Y hoy, mi compromiso para que el Instituto de las Misioneras del Sagrado Corazón de Jesús sea una Comunidad Global está en ser "coraggiosa" y recorrer con generosidad el camino de la colaboración en la misión, Durante nosso último Capitulo General sentimos que o Ilamado insistiu e claro de Jesus a abrirnos a uma ampla colaboração com outros, a comparar o que somos e tenemos, aprender de outros e enriquecernos da rica diversidade que muestra a generosidade dos ossos que Dios reparte a todos.